terça-feira, 15 de setembro de 2009

"'Boss' Candinho": Mera Imaginação ou Realidade?

"Boss Candinho" existe realmente - não se entenda esta frase como sendo resposta à pergunta acima. Com a frase, pretendo simplesmente dizer que existe alguém conhecido como "Boss Candinho". O que ainda não compreendi é se o que se diz sobre ele é real ou uma mera invenção dos habitantes da Manga, arredores da cidade da Beira. Com efeito, relativamente a "Boss Candinho", diz-se e, provavelmente, pensa-se que ele seja raptor de crianças. Aliás, isto é apenas uma das duas versões que ouvi. A maioria das pessoas com quem falei disse que ele raptava somente crianças, enquanto que uma ou duas pessoas disseram-me que ele raptava adultos também. ...Se essa imagem do "Boss Candinho" não partiu da realidade, ela, pelo contrário, tem ido à realidade. O vídeo abaixo mostra como essa imagem de raptor, criada a posteriori ou a priori, conduziu à invasão da propriedade do "Boss Candinho" ontem. Hoje, ouvi duas mulheres conversando e uma delas disse que se devia destruir tudo o que era dele. Ontem, uma rapariga, quando ouviu rumores de que ele estava preso numa esquadra local, disse que a polícia devia entregá-lo à população para ser morto.

Já havia mais de 20 anos que não ouvia histórias como a do "Boss Candinho". Quando andava na escola primária, ouvi a história do/a aterrorizador/a "Tatá mamã! Tatá papá!". Nessa altura, a imagem de "Tatá mamã! Tatá papá!" que eu tinha, porque inculcaram-ma, era de uma mulher caucasiana que andava de carro com muitos doces. Ela usava os doces como engodo para raptar crianças. ...Felizmente, nunca cheguei de ver a/o "Tatá mamã! Tatá papá!". Se a/o tivesse visto, talvez não estaria a escrever estas palavras agora. Sobrevivi também a uma outra figura aterrorizadora, mais ou menos contemporânea de "Tatá mamã! Tatá papá!"; era a figura do nhamadjuia, que nos assombrava de quando em quando. Nhamadjuia, palavra da língua cindau, significa, na minha tradução tosca, "aqueles que trabalham com redes". De facto, nhamadjuia eram - e são - pescadores e que, se quisessem aumentar a quantidade de peixe capturado, deviam usar olhos, nariz, orelhas, boca, unhas e órgãos sexuais humanos. Como se entrevê, a palavra nhamadjuia, à semelhança de "Boss Candinho", mas ao contrário de "Tatá mamã! Tatá papá!", não conota a ideia de raptor em si.

Suponho que "Boss Candinho" signifique tão-somente "Patrão Candinho". Se ele não é efectivamente raptor de crianças ou de seres humanos, por hipótese, o nome que as pessoas lhe atribuem pode ajudar a se compreender a ligação entre ele e a figura do raptor. Se a minha suposição de que "Boss Candinho" significa "Patrão Candinho" é acertada, então aparentemente há motivos bastantes para a atribuição do nome. Com efeito, há um hiato inacessível entre a vida do "Boss" e a vida da maioria dos habitantes da Manga - pelo menos, daqueles que moram em volta dele. Há cerca de 4 anos, disse uma vizinha sua, ele começou a construir a sua casa numa área ocupada por um mercado informal que existia havia cerca de 25 anos. Os trabalhadores do mercado foram indemnizados. E o "Boss" construiu casas desproporcionadamente grandes e luxuosas. Disseram-me que não eram as suas únicas casas. Tinha 3 outras. Também tinha 4 camiões e andava num carro de luxo. Ora, "Boss Candinho", nestas circunstâncias, pode ser - e é efectivamente - relacionado com rapto, tráfico de seres humanos, droga.[1] Esta frase é uma hipótese atrevida minha baseada no juízo espontâneo que os habitantes da Manga fazem em relação a ricos misteriosos.

Quando cheguei na Manga há mais de 2 meses e meio, ouvi a história  de "Boss Candinho" - raptor de crianças. Recentemente, disseram-me que ele já não raptava crianças pessoalmente visto que as pessoas já o conheciam; antes, mandava os seus colaboradores. Quando pergunto se alguém conhece alguma criança que tenha sido raptada, não tenho tido resposta precisa. "Onde há fumo, há fogo." - um homem disse-me.

Antes do incidente de ontem, testemunhei dois casos em que o "fumo", por si só, "queimou". Num deles, um sobrinho meu, que devia estar na escola, voltou pelo caminho alegando que o carro do "Boss Candinho" estava estacionado algures à espera de crianças. No outro caso, uma criança, apesar de estar com a mãe, chorou medonhamente quando viu um taxi conduzido por um vizinho estacionado...


[1] A palavra droga é usada comummente, na Manga pelo menos, para se referir a poderes extraordinários dados por curandeiros. Às vezes, a pessoa drogada é relacionada com morte de seus parentes.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário